Campus1: (19)3831-3080
Campus2: (19)3818-8616  
contato@unimogi.com.br     
marketing@unimogi.com.br   

Fisioterapia

Imagem Fisioterapia

O Curso de Graduação em Fisioterapia da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo – FMG – tem como perfil do formando, um Fisioterapeuta com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual.

Detém visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos, e culturais do indivíduo e da coletividade. Capaz de ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando a preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação.

A Fisioterapia faz parte das ciências da saúde e estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios dos movimentos (cinéticos funcionais) que ocorrem nos sistemas e nos órgãos do corpo humano. Trabalha com diversos tipos de doenças, como as geradas por alterações genéticas, traumáticas ou patologias adquiridas.

O fisioterapeuta trata e previne doenças e lesões, empregando técnicas como massagens e ginástica. Este profissional diagnostica e trata problemas causados por má-formação, acidentes ou vícios de postura. Aplica técnicas manuais  e orienta exercícios específicos com a finalidade de reabilitar, desenvolver e manter a capacidade física e funcional do paciente. Também faz tratamentos à base de meios físicos como a água, o calor, o frio e aparelhos específicos, como de correntes elétricas, laser e ultrassom.

Atua na recuperação de acidentados e portadores de problemas neurológicos, cardíacos ou respiratórios. Trabalha com gestantes, crianças, idosos e pessoas com deficiência física ou mental.

Cabe ao profissional da fisioterapia realizar o diagnóstico cinético-funcional e à condução dos tratamentos fisioterapêuticos no paciente, bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional.

 

A formação do Fisioterapeuta da FMG tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais, como:

- Atenção à saúde

- Tomada de decisões

- Comunicação para a interação com outros profissionais de saúde e o público em geral

- Liderança no trabalho em equipe multiprofissional

- Administração e gerenciamento da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde

- Educação permanente - aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática.

 

Especialidades reconhecidas para a Fisioterapia:

 

A) Acupuntura, nos termos das Resoluções Coffito 60/85, 97/88, 201/99 e 219/00.

 

B) Dermato-funcional (estética) nos termos da Resolução Coffito 362/09.

 

C) Fisioterapia do trabalho nos termos da Resolução Coffito 351/08.

 

D) Fisioterapia esportiva nos termos da Resolução Coffito 337/07.

 

E) Neurofuncional, nos termos da Resolução Coffito 207/00.

 

F) Onco-Funcional nos termos da Resolução Coffito 364/09.

 

G) Osteopatia, nos termos da Resolução Coffito 220/01.

 

H) Pneumofuncional, nos termos da Resolução Coffito 207/00

 

I) Quiropraxia, nos termos da Resolução Coffito 220/01.

 

J) Saúde Coletiva nos termos da Resolução Coffito 363/09.

 

L) Urogineco-Funcional nos termos da Resolução Coffito 365/09.

 

K) Traumato-Ortopédica Funcional nos termos da Resolução Coffito 260/04


Duração

  • 10 Semestres

Grade Curricular