Campus1: (19)3831-3080
Campus2: (19)3818-8616  
contato@unimogi.com.br     
marketing@unimogi.com.br   

Odontologia

Imagem Odontologia

O curso de Graduação em Odontologia da Faculdade Mogiana- FMG tem como objetivo formar o Cirurgião-Dentista, profissional autônomo responsável pela saúde bucal das pessoas, com visão generalista, humanista e ética para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico.  Capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Por saúde oral, entende-se ausência de doença no sistema estomatognático (ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos da cavidade bucal e face), bem como a correta função, estabilidade  e até mesmo a  Estética. O Dentista é um profissional da saúde apto a identificar doenças bucais através de exames clínicos, radiográficos e laboratoriais e, a partir do diagnóstico propor o tratamento mais adequado. Também tem como ação, aplicar métodos para prevenir doenças e distúrbios buco-maxilo-faciais visando o bem estar do indivíduo em sua integralidade.

A formação inclui disciplinas das áreas de saúde e ciências biológicas,  como anatomia, patologia, fisiologia, histologia, microbiologia, imunologia, bioquímica e farmacologia. As matérias profissionalizantes incluem radiologia, materiais dentários, dentística, endodontia, periodontia, cirurgia bucomaxilofacial, prótese dentária, odontopediatria, ortodontia, odontologia preventiva e saúde coletiva. O corpo docente é formado por professores com titulações reconhecidas pelo MEC (Mestrado e Doutorado)  e com amplo conhecimento técnico-científico em suas áreas de atuação, além da experiência clínica.

A graduação possui atividades em laboratórios equipados nos primeiros anos, complementando as aulas teóricas. No segundo ano o aluno começa a treinar restaurações e demais procedimentos em aulas práticas de laboratório através de manequins e ao longo do curso participará  de ações preventivas em saúde coletiva  e também poderá realizar  atendimentos clínicos em adultos e crianças com procedimentos odontológicos.

 


Profissão

A graduação em Odontologia permite que o Cirurgião-Dentista possa atuar como clínico geral após a inscrição no Conselho Regional de Odontologia (CRO) e posteriormente optar por uma ou mais das especialidades odontológicas reconhecidas pelo CRO como: Endodontia, Prótese dentária, Dentística, Periodontia, Odontopediatria, Ortodontia e Ortopedia Funcional, Cirurgia e Traumatologia bucomaxilofacial, Implantodontia, Radiologia, Odontologia Legal, Odontologia em Saúde Coletiva, Estomatologia, Patologia Bucal, Disfunção Têmporo Mandibular e Dor Orofacial, Odontogeriatria, Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, Odontologia do Trabalho, além de algumas recentemente reconhecidas como Acupuntura e Homeopatia.

O Cirurgião-Dentista poderá atuar em Consultórios Particulares, Postos de Saúde e em Equipes Multi-Disciplinares de Hospitais. Também pode optar por carreira acadêmica (docência) e pesquisas inovadoras ou atividades em Órgãos Governamentais.

Nosso principal objetivo é formar profissionais que realizem seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo.

 

 

 

Duração

  • 10 Semestres

Grade Curricular