Banner Unimogi

NOTÍCIA

O curso de Psicologia é o certo pra mim? Descubra aqui!

Em uma sociedade em que o ser humano é cobrado frequentemente por resultados cada vez mais audaciosos, o curso de psicologia forma profissionais capazes de entender a si próprios e racionalizar suas decisões, seja na área profissional ou pessoal. O psicólogo auxilia, por exemplo, em tratamentos, na descoberta de novas vocações e em como lidar com as emoções. Enfim, é uma profissão extremamente importante para ajudar as pessoas a viver melhor.

Se você ainda não se decidiu sobre qual profissão seguir, vamos explicar, neste post, várias características desse curso, além de demonstrarmos o perfil de quem quer se tornar um psicólogo. Boa leitura!

Como funciona o curso de psicologia?

O curso de psicologia é bem amplo e está inserido em duas áreas do conhecimento humano: Saúde e Humanas. O aluno pode optar por licenciatura ou bacharelado.

Isso porque o estudante vai se deparar com disciplinas que exigem reflexões e também cuidados com o ser humano. Com cinco anos de duração, o aluno tem aulas práticas e teóricas, com a exigência de estágio supervisionado e também entrega da monografia.

Os dois primeiros anos são recheados de teoria e, a partir do terceiro, os estudantes podem iniciar os estágios. Esse é um momento importantíssimo para o estudante trabalhar com o que gosta.

São inúmeras disciplinas ao longo do cinco anos, mas selecionamos algumas para você entender melhor como funciona ocurso.

  • Anatomia;
  • Fisiologia;
  • Psicofarmacologia;
  • Sociologia;
  • Antropologia;
  • Diagnóstico e Avaliação Psicológica;
  • Psicologia Escolar/Educacional;
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho;
  • Psicologia Clínica;
  • Psicologia Jurídica;
  • Psicologia Social;
  • Psicologia do Esporte;
  • Psicologia Hospitalar;
  • Neuropsicologia;
  • Psicopedagogia;
  • Psicomotricidade;
  • Psicologia do Trânsito;
  • Bioética;
  • Ética e Meio Ambiente.

Qual o perfil do estudante da área?

A primeira dica para quem pretende cursar psicologia é gostar de lidar com outras pessoas. Afinal, o dia a dia da profissão exige um constante contato com o ser humano, ouvindo e analisando diferentes tipos de casos.

O universitário também deve gostar de ler, de refletir, de cuidar, de ser analítico e extremamente cuidador. O estudante deve ser uma pessoa que gosta do autoconhecimento, que aprecia ouvir as pessoas e tem facilidade de comunicação, principalmente para destinar os feedbacks ao longo dos tratamentos.

Manter a confidencialidade dos atendimentos é outro aspecto de extrema importância e que deve ser respeitado, seguindo as normas do conselho de ética da profissão.

Sendo assim, basicamente, o curso de psicologia é ideal para pessoas que querem ajudar, que têm senso crítico e que estejam dispostas a buscar soluções para conduzir outros seres humanos a encontrar qualidade de vida. São esses indicadores do perfil profissional ideal para a carreira.

Quais são as áreas de atuação para o psicólogo?

O curso de psicologia forma profissionais que terão pela frente um vasto campo de atuação. Tanto, que existem várias especializações na área, podendo direcionar os psicólogos para diferentes realidades.

Para você conhecer algumas delas, selecionamos sete, mas existem muitas outras que poderão ser seguidas em sua carreira. Vamos a elas:

  1. Psicologia clínica

Trata-se do atendimento padrão feito em clínicas particulares ou no serviço público. É o tratamento que vai auxiliar o paciente a entender suas dificuldades emocionais, comportamentais e cognitivas.

O objetivo é auxiliar no processo de amadurecimento do paciente, com diferentes abordagens, como no tratamento da ansiedade, síndrome do pânico, dependência química e traumas, por exemplo.

  1. Psicologia do trânsito

Nessa área, o psicólogo é responsável pela aplicação do teste psicotécnico exigido no momento das avaliações para a aprovação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O profissional também atua em orientações referentes às práticas conscientes para um trânsito mais seguro.

3 .Neuropsicologia

O psicólogo que trabalha nesse segmento avalia, faz o diagnóstico e trata problemas cognitivos e de memória.

É um setor que necessita de atuações multidisciplinares, visando a correção de problemas no aprendizado.

4 . Psicologia jurídica

É uma área da psicologia onde o profissional faz atendimentos visando a ressocialização de detentos, avaliações e também acompanhamentos em caso de adoções.

Além disso, o psicólogo participa de situações de violência contra menores ou atua em conciliações na briga pela guardas de filhos.

  1. Psicologia Esportiva

A função do psicólogo é motivar e acompanhar os atletas antes de competições. É um trabalho muito inspirador, pois o profissional ajuda na preparação psicológica em várias modalidades esportivas, ajudando os atletas a não se sentirem pressionados por um resultado ou extremamente abalados em caso de derrota.

  1. Psicologia organizacional e do trabalho

Atua no departamento de Recursos Humanos (RH) das empresas, com foco na contratação ou demissão de colaboradores. Aplica testes, faz entrevistas, orientações e processos sobre a carreira.

Além disso, o profissional leva palestras e cursos para o ambiente de trabalho com o objetivo de motivar os funcionários.

  1. Psicologia Educacional

O profissional vai trabalhar no ambiente escolar, no atendimento de alunos, pais e funcionários. O objetivo é auxiliar no dia a dia da instituição educacional, intermediando conflitfos e também ajudando nas orientações, como nos testes vocacionais.

Como está o mercado de trabalho para os formandos em Psicologia?

Atualmente, um dos setores mais promissores para quem faz o curso de psicologia é a área pública. Isso porque, ao ser aprovado em um concurso, o profissional terá estabilidade e um salário acima da média do mercado.

No entanto, o mercado para o psicólogo é bem promissor nas demais áreas e o profissional tem um leque amplo de opções para atuar após a graduação. Com dedicação e comprometimento, é possível fazer sucesso com o atendimento clínico ou conseguir um boa emprego em diferentes tipos de instituições.

Afinal, o profissional pode atuar em hospitais, asilos, clínicas para o tratamento da dependência química, empresas, escolas, enfim, existem muitas oportunidades.

A média salarial para um psicólogo que acaba de se formar gira em torno de R$ 2.000, mas esse valor pode ser amplamente superado nas consultas particulares, tendo em vista que a hora custa em torno de R$ 150.

Portanto, podemos afirmar que quem faz o curso de psicologia encontra um mercado totalmente favorável e com boas condições de empregabilidade, ou seja, se essa for a sua vocação, siga em frente e vá atrás do seu sonho!

Gostou de ler o nosso post? Então siga a gente nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram