OBJETIVOS
Desenvolver competências referentes às metodologias ativas;
Proporcionar debate sobre experiências profissionais de ensino;
Discutir a teoria e vivenciar a prática pedagógica de uma didática com ênfase nas Metodologias Ativas;
Promover o estudo das dimensões do processo ser um profissional da Educação considerando os saberes específicos dessa área de atuação, a didática adequada ao ensino e a capacidade de levar o aluno a um pensar reflexivo;
Analisar criticamente as principais contribuições da didática para atuação do professor;
Propor alternativas para uma prática pedagógica transformadora.
PÚBLICO ALVO:
Graduandos, Graduados e Pós-Graduados com interesse na área da Docência.
METODOLOGIAS ATIVAS:
Design Thinking
Aula invertida
Aprendizagem Baseada em Times - Team-Based Learning (TBL)
Aprendizagem baseada em projetos (PBL)
Peer instruction (PI)
JUST-IN-TIME TEACHING (JiTT)
Métodos de caso e simulações
Mapas Conceituais
Ferramentas da Google para a prática pedagógica
Diretrizes para Seminários
Utilização de textos na sala de aula
World café
Open Space
Storytelling