Campus1: (19)3831-3080
Campus2: (19)3818-8616  
Campus1: contato@fmg.edu.br   
Campus2: iesf@sfrancisco.com.br

PÓS GRADUAÇÃO

MBA - Educação especial - Deficiência intelectual

OBJETIVOS

  • Favorecer uma formação teórico-prática consistente, que possa contribuir para o desenvolvimento profissional compromissado com a proposta de Educação Inclusiva, com a implementação de alternativas de intervenção que propiciem às pessoas com necessidades especiais a inserção escolar e social.

  • Formar, qualificar e aperfeiçoar o profissional em sua especialização, pautado na prática pedagógica e na realidade encontrada junto às pessoas com deficiência, através do cumprimento do Estágio Supervisionado pautado em uma aprendizagem significativa, conscientes do verdadeiro sentido do trabalho colaborativo.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Ampliar as competências pedagógicas dos profissionais interessados em atuar no processo educativo dos alunos com deficiência mental.

  • Ampliar a compreensão dos processos cognitivos e dos problemas de aprendizagem, estabelecendo relações entre eles.

  • Discutir os aspectos legais da Educação Especial, com foco na Deficiência Intelectual na perspectiva inclusiva, por meio de um panorama histórico-cultural.

  • Compreender os subsídios teóricos e práticos que colaborem na compreensão das especificidades de cada educando pertencente à esfera da Educação Especial.

  • Considerar os aspectos pedagógicos, psicológicas e acerca do desenvolvimento desses educandos.

  • Subsidiar os educadores quanto às adequações/adaptações curriculares necessárias para garantir o processo ensino aprendizagem.

  • Conhecer o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos com deficiência mental, assim como as adequações que devem ser realizadas para favorecer sua educação

  • Compreender a importância da avaliação diagnóstica da deficiência mental, para intervenção no processo de aprendizagem.

  • Planejar, desenvolver e avaliar práticas educativas realizando as adaptações necessárias à diversidade de estilos de aprendizagem, visando a inclusão

  • Preparar profissional com competência teórico-prática, aliada ao compromisso político que permita atuar junto a crianças com necessidades educacionais especiais intelectuais, possibilitando-lhe tanto o desenvolvimento global como uma integração na escola e na sociedade.

  • Oferecer qualificação e aprimoramento técnico-profissional ao educador, para que este possa tomar decisões adequadamente, elaborar e reelaborar currículos e programas, acompanhar o processo de desenvolvimento e aprendizagem, bem como identificar procedimentos de ensino convenientes às pessoas com necessidades educacionais especiais na área de deficiência mental.

 

PÚBLICO ALVO:

Atendendo a Deliberação CEE nº 112/2012, no que se refere ao Artigo 3º parágrafo 5º “A exigência para matrícula em cursos destinados à formação de professores de Educação Especial deverão seguir a legislação no que se refere:

Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental: a exigência para o ingresso será o Diploma de Graduação em Pedagogia ou Curso Normal Superior.

Séries Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º Anos) e Ensino Médio: a exigência para o ingresso será o Diploma de Licenciatura.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE O CURSO

Carga horária: 640 horas

Título: Educação Especial: Deficiência Intelectual

Modalidade: Presencial

Periodicidade: O início do curso está previsto para 25 novembro de 2017.

As aulas serão as terças e quintas das 19h00 às 22h00 (4 aulas) e 01 sábado por mês das 08h00 às 17h00

Duração: 13 meses

Vagas: 50

Coordenação: Profa. Dra. Sônia Regina Meira

Regulamentação: Aprovação pelo CEE/SP

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

N.

DISCIPLINA

C.HORÁRIA

 

MÓDULO I: FORMAÇÃO BÁSICA

 

1

Política da Educação Especial na Perspectiva da Educação Pública e Particular

30 h

2

Legislação e Fundamentos da Educação Especial

30 h

3

Fundamentos Sócio Culturais da Educação

30 h

4

Desenvolvimento e Aprendizagem: especificidade das pessoas com deficiência.

20 h

5

Didática do Ensino Superior

20 h

6

Metodologia da Pesquisa

20 h

7

Currículos e Programas

30 h

8

Bases Neuropsicológicas da Aprendizagem

20 h

200 h

MÓDULO II: FORMAÇÃO ESPECÍFICA

 

09

Dificuldades e Transtorno de Aprendizagem

20 h

10

Tecnologia e informática em Educação Especial

20 h

11

Educação Inclusiva

30 h

12

A Deficiência nos Diferentes Contextos: família, escola e trabalho.

20 h

13

Sexualidade e Deficiência Mental

20 h

14

Métodos, Técnicas e Recursos para o Ensino do Deficiente Intelectual

20 h

15

Métodos de Avaliação Educacional

20 h

16

Apoio Pedagógico ao Deficiente Intelectual: sala de recursos e sala multifuncional

20h

17

A inclusão do Deficiente Mental na Educação Infantil

20h

18

Prática de Ensino para Deficiência Mental: na área de Matemática

30 h

19

Práticas de Ensino para Deficiência Mental: leitura e escrita

20 h

20

Prática de Ensino para Deficiência Mental: Desenvolvimento Psicomotor

20 h

21

Prática de Ensino para Deficiência Mental: Jogos e Recreação

20h

22

Prática de Ensino para Deficiência Mental: elaboração de Material Pedagógico

20 h

 

 

300h

 

Estágio Supervisionado

100 h

Elaboração de Trabalho Monográfico

40h

TOTAL HORAS DO CURSO 640 horas

 

 


Se interessou? Nós ligamos para você!





Conteúdo do Curso