OBJETIVOS
Desenvolver competências referentes às dimensões cognitivas, afetivas e sociais no espaço de sala de aula do Ensino Superior;
Proporcionar debate sobre experiências profissionais da pesquisa, da atualização de conteúdos e da vivência de práticas educacionais próprias para o Ensino Superior;
Discutir a teoria e vivenciar a prática pedagógica de uma didática com ênfase nas Metodologias Ativas;
Promover o estudo das dimensões do processo de tornar-se professor considerando os saberes específicos de sua área de atuação, a didática adequada ao ensino superior, e a capacidade de levar o aluno a um pensar reflexivo;
Analisar criticamente as principais contribuições da didática para atuação do professor universitário e
Propor alternativas para uma prática pedagógica transformadora.
PÚBLICO ALVO:
Alunos Graduados e Pós-Graduados com interesse na área da Docência no Ensino Superior.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Contextualização do Ensino Superior
Papel da Didática no desenvolvimento das aulas e seus desdobramentos na Comunicação: relações pessoais e interpessoais e Gestão de Conflitos
Professor do Ensino Superior: desafios para uma prática crítica/refletiva e criativa
Sala de aula: espaço para ensinar e aprender
Transposição Didática e a mobilização do Saber
Andragogia/Heutagogia
Políticas Afirmativas: transdisciplinaridade, interdisciplinaridade e multidisciplinaridade
METODOLOGIAS ATIVAS:
Design Thinking
Aula invertida
Aprendizagem Baseada em Times - Team-Based Learning (TBL)
Aprendizagem baseada em projetos (PBL)
Peer instruction (PI)
JUST-IN-TIME TEACHING (JiTT)
Métodos de caso e simulações
Mapas Conceituais
Ferramentas da Google para a prática pedagógica
Diretrizes para Seminários
Utilização de textos na sala de aula
World café
Open Space
Storytelling